Como lidar com o estresse no trabalho e na vida

O estresse é o estado gerado pela percepção do estímulo que provoca excitação emocional. Além de reações que o organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para a adaptação ou até mesmo enfrentar ou evitar uma situação de luta e fuga. Portanto, é essencial que você saiba como lidar com o estresse na sua rotina.

Aqui você irá encontrar ótimas dicas sobre como fazer o gerenciamento do estresse no trabalho e na vida.

O estresse pode ser dividido em subcategorias, são elas:

Estresse Positivo:

  • Satisfação;
  • Superação;
  • Enfrentamento.

Estresse Negativo:

  • Falta de ânimo;
  • Desespero;
  • Desapontamento.
Como lidar com o estresse

Uma maneira de lidar com o estresse é observar os tipos de pensamento que andam habitando seu dia a dia. A maneira como olha o mundo e reage a ele, tem relação com a minha história pessoal, dinâmica familiar e sociedade.

O estresse excessivo pode interferir com a sua produtividade e reduzir a sua saúde física e emocional. Fazer o Gerenciamento do Estresse no trabalho e na vida requer foco sobre uma coisa que está sempre dentro do seu controle: Você!

A capacidade de gerenciar o estresse no ambiente de trabalho não só pode melhorar a saúde física e emocional como pode também fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso no trabalho.

As emoções são contagiosas e o estresse tem impacto sore a qualidade de suas interações com outras pessoas.

Como lidar com o estresse no Trabalho?

Há uma variedade de passos que você pode tomar para reduzir os níveis de estresse geral. São eles:

  • Assumir a responsabilidade por melhorar o seu bem-estar físico e emocional;
  • Observar armadilha que possam estar criando atitudes negativas, aumentando assim, o seu estresse;
  • Facilitar a sua comunicação para assim, melhorar o seu relacionamento com os colegas de trabalho;
  • Reconhecer sinais de estresse excessivo no trabalho, pois quando se ignora esses sinais, pode levar a problemas maiores, falta de confiança, sentimento de opressão, torna-se mais irritado e isolado.

Quais são os sinais de estresse excessivo?

  • Ansiedade, irritabilidade ou depressão;
  • Perda de interesse, falta de concentração, apatia, problemas para dormir, fadiga, tensão muscular, dores de cabeça, isolamento social, perda de libido e o uso de álcool ou drogas para lidar com o estresse.

Causas comuns de estresse

  • O medo de ser despedido;
  • Pressão por resultados;
  • Pressão para trabalhar em níveis máximos o tempo todo.

É importante prestar atenção na sua saúde física e emocional. Quanto melhor você se sentir, melhores ferramentas terão para enfrentar e gerenciar o estresse no trabalho.

Pequenas atitudes podem levantar seu astral, aumentar sua energia e fazer você sentir que está no comando de tudo. Fazer as tarefas em um passo de cada vez, ajuda na redução de estresse, tanto no trabalho, como em casa. Assim, você terá um gerenciamento do estresse de modo adequado e terá mais qualidade de vida.

Como aliviar o estresse?

  • Exercícios como caminhada ajuda a levantar o humor, aumenta energia, foca e relaxa a mente e corpo;
  • Pelo menos 30 minutos de atividade física por dia;
  • Fazer boas escolhas alimentares;
  • Consumir álcool com moderação e evitar fumar (depois que passa o efeito do álcool, pode ocasionar ansiedade e depressão. A nicotina é estimulante, levando a níveis mais elevados de ansiedade);
  • Dormir bem (quando estamos descansados é mais fácil manter o equilíbrio emocional, que é importante para lidar com o estresse de trabalho);
  • Criar uma agenda (anotando tarefas diárias, encontrar um equilíbrio entre o trabalho e vida familiar);
  • Não assuma mais tarefas do que pode (separe as tarefas por nível de importância);
  • Fazer pausas regulares (tente relaxar, recarregar as energias irá ajudar na produtividade);
  • Fazer plano passo a passo (quando parecer ser maior do que pode. Concentrar-se em única etapa por vez, ao invés de tentar fazer tudo de uma vez só);
  • Delegue tarefas (não precisa fazer tudo sozinho);
  • Aprenda a reconhecer o estresse oculto.

A inteligência emocional é a capacidade de gerenciar e usar emoções de forma positiva e construtiva. É uma questão de comunicar melhor com os outros, superar diferenças, reparar sentimentos feridos e aliviar a tensão e estresse.

Seguindo os métodos de controle emocional abaixo você terá uma maior capacidade de gerenciamento do estresse no trabalho e na vida:

Exercícios que podem auxiliar em como lidar com estresse e também prevenir:

  • Relaxamento;
  • Danças Circulares;
  • Mindfulness;
  • Falar com alguém;
  • Uma pausa rápida para respirar;
  • Procure humor na situação quando possível;
  • Cultivar clima social amigável;
  • Ler um bom livro;
  • Passear com a família;
  • Observar os pensamentos que possam te atrapalhar.

Agora que você já sabe como lidar com o estresse, confira outras dicas para tornar a sua rotina mais leve e ter mais qualidade de vida!

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