As danças circulares ão uma expressão artística que sempre esteve presente na história da humanidade, nascimento, casamento, plantio, colheita, chegada das chuvas, primavera, morte e refletiam a necessidade de comunhão, celebração e união entre as pessoas. É uma prática corporal mais orgânica para expressar seus sentimentos.
Dançar em roda, faz vivenciar a alegria, a amizade e o amor, tanto para consigo mesmo como para com os outros, além de possibilitar uma comunhão sem palavras e mais amorosa entre as pessoas.
Os participantes entram em contato com sua essência, com seu eu superior, com a centelha divina que existe dentro de cada um de nós.
Desenvolvidas no Brasil desde 1.984, as danças circulares nasceram com o coreógrafo alemão/polonês, Bernhard Wosien, 1.976.
Qual é o propósito da dança circular?
- É indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão;
- Auxilia o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalma o emocional, trabalha concentração e memória;
- Em roda e de mãos dadas, olhos nos olhos, o resgate das danças folclóricas traz contato com a consciência e percepção;
- É indicada e está sendo usada em várias instituições onde tenham seus humanos precisando de paz, calor humano, amor e compaixão;
- A prática é feita em grupo;
- Grupo em círculo, segue uma coreografia e conectados entre si, reúnem energias em busca de harmonia;
- As danças circulares ainda ampliam o conhecimento, em direção ao bem-estar físico e mental, emocional, energético e social.
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.
A dança em roda ou dança circular, pode sensibilizar, socializar, resgatar valores humanos, incentivar as interações entre grupos, promover o diálogo amoroso entre as pessoas, desenvolver o senso de organização coletiva e “despertar” relacionamentos saudáveis dentro do contexto social em que vivemos.
É um caminho de autodesenvolvimento, através do movimento, estando hoje presente nas escolas, empresas, parques, hospitais, penitenciárias, entre outros.
Benefícios das Danças Circulares:
- Relaxamento, diminuição do estresse, alegria ou amor pela dança, pela vida;
- Desenvolve consciência corporal;
- A dança reúne, inclui, unifica, cura, ensina, emociona, transcende;
- Desenvolve apoio mútuo à integração, comunhão e à cooperação;
- Equilibra o corpo físico, mental, emocional e espiritual;
- Amplia a percepção, a concentração e a atenção;
- Ajuda a combater o estresse e a depressão;
- Traz flexibilidade e autoconfiança para a vida;
- Harmoniza o grupo antes e depois de práticas de suas tarefas cotidianas.
Onde e Como Praticar a dança circular?
- Em espaços abertos ou fechados;
- Número de participantes: em torno de 20 (dependendo do espaço físico);
- Tempo de duração: No mínimo 50 minutos;
- Pode ser feita semanalmente, quinzenalmente ou 1 x por mês.
Agora que você já sabe os benefícios da dança circular, coloque-os em prática e venha conferir mais dicas da Psicologia e Psique!